Google

O primeiro passo – Fórmula Bulla

por

Passada a euforia com o curso que ministramos e a metodologia que é apresentada para gerir com sucesso a farmácia ou drogaria, muitos se deparam com o seguinte dilema: Por onde começo?

Esta indagação é perfeitamente normal levando em consideração que num primeiro momento a grande quantidade de informações disponibilizadas precisam ser “processadas” e assimiladas com calma. Outro fator perfeitamente compreensível é a necessidade de quebrarmos nossos paradigmas, já que o novo assusta e o novo sempre requer vontade de mudar.

Quer iniciar agora? Então continue lendo:

O PRIMEIRO PASSO – tenha controle sobre os números da farmácia.

O segredo para isso está na obtenção dos dados financeiros. É neste momento que o empresário precisa ter a consciência de que um software não serve apenas para registrar as vendas e fazer transações do cartão de débito e crédito. Um bom software deve ser uma verdadeira plataforma de gestão capaz de fornecer dados para visualização dos resultados e tomada de decisão.

Se Você já conhece a Fórmula Bulla e pretende implantá-la, verifique se o software existente em sua farmácia permite extrair os dados necessários para preencher os Demonstrativos de Lucros e Perdas e também os Demonstrativos de Fluxo de Caixa. Fiz esse quadro que mostra os dados básicos que o sistema deve emitir.

 

Estes são os dados base principais para que tenhamos condições de preencher o DLP e DFC da farmácia. Logicamente, outros controles são necessários e dependem de funcionalidades do sistema e perfeita alimentação dos dados financeiros da farmácia. Outro fator que influencia é uso ou não do software como gerenciador financeiro. A maioria das farmácias não utilizam a função “gerenciador financeiro” do seu software. Caso não o faça, deve utilizar um gerenciador financeiro informatizado paralelamente para promover a comparação entre a movimentação financeira do software com a conta corrente, ou seja, fazer a reconciliação bancária.

Ciente de tais necessidades, foque nesta primeira fase em organizar e obter o DLP (Demonstrativo de Lucros e Perdas) e DFC (Demonstrativo de Fluxo de Caixa) de pelo menos os últimos 3 meses.

Este feito o colocará em condições de propor as primeiras decisões e ações necessárias a dar maior eficiência ao seu negócio.

Dica: Seja obstinado, disciplinado e não perca o FOCO!

Continue nos acompanhando, pois, falaremos dos passos seguintes para dar continuidade a implantação da Fórmula Bulla.

SUCESSO E PROSPERIDADE SEMPRE!

 

Cadri Awad é Diretor de Cursos do Instituto Bulla, Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial, MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico e cursando MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial. Viajando por todo o Brasil, Cadri já qualificou mais de 5000 empresários de Pequenas e Médias Drogarias para a aplicação da metodologia avançada de Gestão Farma.

19 Comments to O primeiro passo – Fórmula Bulla

Gostou? Deixe seu comentário aqui.

  1. Muito bom.

    Percebi um índice duplicado no quadro de principais dados que seu sistema deve ser capaz de oferecer para preencher o DFC e o DLP. É o penúltimo campo (item 9 que também aparece no item 4).

    Como posso obter o DLP e o DFC? Já participei de um treinamento na minha cidade mas creio que perdi os arquivos.

    Obrigado!

    • Roblêdo Ferreira

      Olá Júlio. Excelente percepção. Agradeço muito a sua contribuição. A nova tabela já está no ar. Basta dar um F5 em seu computador. Obrigado.

    • Osmar,

      Na verdade o Instituto Bulla está trabalhando para embarcar o método de gestão que preconizamos em um software. Esta semana estamos fazendo os testes finais que devem durar até sexta-feira 28. Se não houver erros e bugs, acredito que nas próximas semanas já teremos condições de afirmar que o mesmo está pronto para ser instalado nas farmácias interessadas.

  2. Carmen íris Tolentino

    Gostaria de obter autorização para sempre postar estes e mails em nosso site. Aguardo avaliação e retorno! Sucesso! Carmen

  3. EUTER JESUS DA SILVA

    Bom dia, ótimo , não digo que são cem por cento perfeitos, porque existe Deus a cima de tudo. Volto hoje com muita vontade de adquirir tudo de vocês, más como disse anterior, a minha situação financeira no momento não é boa. Vou continuar acompanhado da minha minha maneira e com esforço total, sei que vocês vão entender minha situação, se me derem oportunidade, nem que me achem chato, vou continuar lutando.

    Grato pela atenção.
    EUTER

    • Euter tenho convicção que com planejamento e persistência Você conseguirá implantar as mudanças que propiciarão melhorias nos seus resultados. Estamos com Você independente da aquisição ou não de qualquer produto, pois, nosso objetivo é propiciar acesso ao conhecimento.

  4. Boa tarde Cadri!
    Você disse tudo é necessário que quebremos nossos paradigmas, mas como é difícil
    na minha opnião iniciar ,estou finalizando um curso de pós graduação em farmacologia e decidi
    fazer um artigo científico sobre gestão farmacêutica e estou patinando, pois o foco seria descrever nós alunos recém formados proprietários de uma drogaria se seriamos capaz de gerir uma drogaria e fazer com que ela se destaque diante das grandes redes que as circundam.
    Poderia me orientar sobre algumas referências bibliográficas, sugerindo um roteiro para eu segui, pois acho o tema bastante amplo .
    Elaine

    • Elaine,

      Infelizmente não temos literatura específica para gestão do Varejo farmacêutico, mas temos manuais e periódicos publicados. O próprio Instituto Bulla possui diversas publicações com este assunto. Seguimos também as técnicas e logicamente temos diversas bibliografias que utilizamos e enviarei a Você.

      Enviarei a Você também um manual de gestão para farmácias que produzimos através da Comissão de Farmácia do CFF que acredito ajudará muito em seu Artigo científico.

      Outra dica é acompanhar publicações como a Revista ABCFARMA, Guia da Farmácia e acessar os sites da FEBRAFAR e Sincofarmas de todo o País.

  5. justino shiguemitsu maeda

    GOSTO MUITO EM TUDO QUE VCS FALAM, NO ENTANTO AS APLICAÇÕES NA PRATICA QUE É DIFÍICIL, ESTOU TENTANDO AOS POUCOS, ACREDITO PLENAMENTE NA PROPOSTA DO INSTITUTO BULLA.
    AGRADEÇO MUITO POR ESTA OPORTUNIDADE
    ABRAÇO

    • Justino,

      Com o programa Bulla Formulá GF resumimos em 8 passos, o processo para implantar o método de gestão que ensinamos. Tenho convicção que o Programa Bulla Fórmula GF tornará as aplicações na prática bem mais fáceis. E o melhor de tudo é que Você assisti ao passo a passo pela internet e pode assistir quantas vezes necessitar. Obrigado por participar conosco suas impressões e acreditar em nosso trabalho.