Google

O maior Concorrente

por

Tenha muito CUIDADO! O seu maior concorrente pode estar atrás do seu balcão.

Quero centrar este artigo num episódio real que aconteceu numa cidade onde fui ministrar curso de Administração Prática para Farmácias e Drogarias. Por motivos óbvios, prefiro não citar o nome da cidade para evitar polêmicas e constrangimentos. O fato é que cheguei à cidade um dia antes do curso e resolvi sair para conhecer um pouco do comércio local, aproveitando para visitar algumas farmácias. Ao perguntar a farmacêuticos e atendentes presentes nos estabelecimentos se iriam ao curso, me surpreendi com o teor das justificativas:

“Não posso, pois não tenho ninguém pra ficar no meu lugar este fim de semana”;

“Não posso, porque amanhã à noite tenho que ir a uma feira de artesanato numa cidade vizinha”;

“Não posso, porque dei folga para meu funcionário no sábado”;

“Não posso, pois vou aproveitar o sábado para pintar a farmácia”.

Na contramão da diversidade de justificativas, uma coisa chamou a atenção: havia um viés de lamentações em todas elas. Por exemplo: “Está difícil demais trabalhar com farmácia, pois as grandes redes já chegaram aqui e dão descontos que não temos condições de praticar”; “Foi-se o tempo em que ganhávamos dinheiro com farmácia, agora, com esta concorrência, trabalhamos para pagar as contas e nada mais”. A maior parte das reclamações eram voltadas aos concorrentes.

Outro fator que me chamou a atenção nas conversas foi que, em várias dessas farmácias, eram perceptíveis a limitação do mix de produtos de higiene, Perfumaria e Cosméticos, espaço mal explorado, ausência total de PBM’s e inexistência de uma administração profissional.

Agora, pasmem: o valor a ser investido no curso era de apenas R$ 50,00, pois duas entidades estaduais e locais estavam subsidiando minha ida até lá. Ou seja: a oportunidade de se qualificar batendo as portas e sendo desprezada. Normalmente, o curso custa R$ 1.500,00 por pessoa.

Esse comportamento passivo infelizmente reflete o que acontece em muitas das farmácias do varejo farmacêutico independente. Balconistas e farmacêuticos se envolvem numa infinidade de tarefas operacionais e não dedicam parte do seu dia àquela que deveria ser sua principal tarefa: analisar os resultados financeiros, ou seja, estudar os números do seu negócio para tomar decisões e serem competitivos.

Aos gestores do varejo farmacêutico independente digo que não há outra alternativa para crescer, ser competitivo e atingir os resultados planejados a não ser investir em conhecimento.

Avaliando a situação, percebemos porque muitas farmácias e drogarias pagam impostos indevidamente, não sabem precificar os produtos, não sabem qual estoque ideal para não ter ruptura de produtos e para não afetar o fluxo de caixa, não sabem repor a mercadoria vendida, desconhecem e não utilizam indicadores de performance para monitorar seus resultados, não possuem um gerenciador financeiro para fazer a reconciliação bancária e comparar a movimentação financeira do sistema de informática com a conta corrente.

Peço desculpas se pareço aqui um tanto critico, mas meu objetivo não é “pregar sermão” a ninguém, mas mostrar que, na maioria das vezes, nosso maior concorrente está atrás do nosso próprio balcão.

Não confundam dedicação com gestão de alta performance. Às vezes, você é dedicado, mas está se dedicando da forma errada a seu negócio.

ENCERRO MEU POST COM AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES:

  • Fique sempre de olho no calendário de eventos da sua região. As entidades representativas do segmento, laboratórios e distribuidores de produtos organizam com freqüência cursos de capacitação em diversas áreas do conhecimento.
  • O verdadeiro gestor é aquele que consegue olhar e analisar sua empresa do lado de fora, portanto, faça isso com relativa freqüência.

Cadri Awad é Diretor de Cursos do Instituto Bulla, Farmacêutico com Habilitação em Farmácia Industrial, MBA em Gestão Avançada de Varejo Farmacêutico e cursando MBA Executivo em Liderança e Gestão Empresarial. Viajando por todo o Brasil, Cadri já qualificou mais de 5000 empresários de Pequenas e Médias Drogarias para a aplicação da metodologia avançada de Gestão Farma.

26 Comments to O maior Concorrente

Gostou? Deixe seu comentário aqui.

  1. Alessandro França Ramos

    Concordo com tudo que você disse, mas como já tenho dito, é preciso que seja um curso mais pratico do que teórico ou que haja um acompanhamento apos o curso.
    Pode ter certeza que se houver um na minha cidade estarei a disposição e largaria qualquer compromisso, inclusive trocaria a folga do funcionário se necessário. Faço parte da REDEFARMA e gostaria que você entrasse em contato com nossa gestora Karla (31 34849000) para oferecer um curso deste, podendo até desenvolver um modulo com mais pratica e uma carga horária maior. Me coloco a disposição para intermediar se necessário.

    • Alessandro,

      O depoimento e testemunho dos empresários que já participaram dos nossos cursos são a melhor forma de mostrar o que é os cursos de Administração Prática de farmácias e drogarias do Instituto Bulla entregam de fato em resultados para os empresários que deles participam. Podemos enviar a Você uma relação de contatos de empresários que já participaram de nossos cursos para que possa verificar com os mesmos a qualidade do nosso conteúdo. Acreditamos que o testemunho das pessoas é mais confiável e transparente já que estão amparados em neutralidade. De qualquer forma entrarei em contato com a Sra. Karla para conversarmos. Obrigado por participar conosco deste canal de relacionamento!

  2. José Amazonas Gaspar

    Dr CADRI, Parabéns, excelente iniciativa, Parabéns ao INSTITUTO BULLA, em linguagem simples e direta o colega aborda temas da maior importância para aqueles que querem ser bem sucedidos neste mercado.
    Colega e Amigo qual a programação aqui para o SUL.
    Qual a programação deste ano para o curso seriado em Goiânia.
    Abraço,
    José Amazonas Gaspar

    • Amigo Amazonas, que bom tê-lo aqui participando conosco deste canal de relacionamento. Estamos com a agenda de cursos e consultorias lotada e já fechada para o ano inteiro. Vou lhe passar nossa agenda para Você acompanhar. Quinta viajo para Florianópolis para fazer um curso de três dias para uma rede associativa de farmácias de Santa Catarina. Sucesso amigo!

  3. Concordo plenamente com Alessandro, pois sempre participamos de cursos teóricos no entanto estamos carentes da prática(acompanhamento). Já participei inclusive de seu curso em São José do Rio Preto.sp.

    • Atualmente, nós do Instituto Bulla nos orgulhamos exatamente da prática que fazemos questão de imprimir em nossos cursos. O Instituto Bulla disponibiliza em seus cursos conteúdo que o empresário poderá aplicar de imediato em sua farmácia. Temos acompanhamento por tempo ilimitado, caso haja interesse do empresário. Por esta razão desenvolvemos o curso de 40 horas de carga horária (duração de uma semana), pois, com esta carga horária é possível entregar todo o conteúdo da metodologia de gestão para farmácias e drogarias que ensinamos. Temos depoimentos de centenas de empresários que aplicaram totalmente e ainda que parcialmente com resultados fantásticos. Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Um grande abraço Joberto e obrigado pela participação!

  4. Muito importante tudo que você falou, precisamos estar sempre informados e supridos de conhecimentos
    todos os dias, muitas vezes sabemos o que fazer mas precisamos ser lembrados ou até mesmo estimulados
    a mudanças.

    obrigado!

    Att. Vergilio.

    • Vergilio,

      O Ambiente Farma nasceu exatamente com a finalidade de criar um canal onde possamos todos os dias nos deparar com assuntos e novidades que fazem parte do dia a dia da farmácia. Nosso papel aqui é mediar conhecimento e disponibilizar conteúdos úteis a todos Vocês. Nas próximas semanas verão que muitas novidades farão parte deste portal, portanto, fiquem de olho e continue a participar conosco. Abraços!

  5. Cadri, isso nos leva a uma reflexão, quantas vezes estamos em reuniões, em associações, e falamos mais do concorrente do que da própria loja nossa. Fazemos até um Marketing do concorrente sem perceber. Muito boa a matéria. valeu.

    • Fausto, o que Você comentou é uma grande verdade e isso conclui que quem fala demais do concorrente, não tem o que falar de si. É muito importante conhecer a concorrência, mas acima de tudo é preciso conhecer a si mesmo primeiramente.Valeu por sua participação e continue conosco! Abraços

    • Olá Leno, obrigado por estar aqui conosco.
      Realmente, nos deparamos muitas vezes com empresários cujos obstáculos estão muito mais no comportamento e falta de atitude para mudar do que na concorrência que o mesmo enfrenta.
      Valeu pela contribuição!

  6. A MAIS PURA VERDADE

    JA PARTICIPEI DE TRES PALESTRA DO CADRI, E RECOMENDO, APRENDI MUITO COM A PALESTRA PRINCIPALMENTE NA PARTE FISCAL E FINANCEIRA

    PARABENS CADRI

    MATHEUS BARONI DE ARAÇATUBA-SP

    • Matheus,
      A cada dia acordamos com uma vontade enorme de fazer cada vez melhor o nosso trabalho para que possamos contar com a satisfação de colegas como Você e ter o nosso trabalho sempre recomendado a tantos outros que querem melhorar os seus resultados e alcançar sucesso e prosperidade com a farmácia. Obrigado pelos elogios e sucesso!

  7. Parabéns Dr. Cadri.

    Realmente ao refletir sobre gestão empresarial pude identificar várias falhas na administração da minha empresa.

    A grande vantagem foi descobrir os problemas antes de encerar as atividades empresariais. Pude corrigir vários gargalos sem mesmo gastar um real por isso, apenas mudando a forma da agir.

    O farmacêutico empresário tem obrigação de conhecer e inovar o seu negócio.
    Cursos de gestão são excelentes para esse desenvolvimento.

    Por algumas vezes tive que fechar a empresa para participar de cursos e feiras, mas o rendimento foi muito maior do que um ou dois dias de portas fechadas.

    Obrigado pela oportunidade.

    Abraço

    • Obrigado Amigo Renato,
      Você citou uma grande verdade. Muitas vezes é preciso sair de dentro de nossas empresas para buscar informação, conteúdo, enfim, conhecimento e esta busca resulta em ganhos muito superiores aos dias em que ficamos enclausurados dentro de nossas empresas nos envolvendo com inúmeras atividades operacionais. Fico feliz que tenha gostado e curtido nosso post! Um grande abraço!

  8. Boa tarde cadri. Acompanhei ja sua palestra em minha cidade e venho acompanhando diariamente as materias daqui!
    Tenho muito interesse em estar indo ate goiania e fazer o curso. Voces poderiam me passar mais informacoes ? Como valores? Periodo de curso? Quando esta programado?

    Aguardo,

    • Gilbertt,
      Estamos com uma turma para outubro (27 a 31) e outra turma para novembro (24 a 28). O curso custa R$ 3.900,00 e pode ser parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito (PAGSEGURO). A vista pode ser pago no boleto ou depósito bancário.
      Mais informações: http://institutobulla.com.br/site/page/12

      Neste link Você verá a agenda de cursos e as duas datas que citei. Em detalhes Você encontrará todas as informações solicitadas. Estas duas edições serão as melhores já produzidas pelo Instituto Bulla.

  9. Parabéns o curso é de excelência, participei de um curso recente, estou até a presente data fuçando o site a procura de mais informações que possa me ajudar mais ainda no processo de gestão de empresas. Confesso que acrescentou um enorme aprendizado que vou levar para empresa e melhorar no desempenho de todos.
    Super indico

    • Erica, Parabéns por buscar e acreditar que pode fazer cada vez melhor. Produzimos estes conteúdos exatamente com este propósito e você não tem ideia do quanto ficamos felizes em saber que este conhecimento acrescenta melhorias na vida de pessoas como você. Sucesso!